Comparativo entre DES, 3DES e AES
O rápido crescimento dos meios de comunicação influenciou no aumento da criação e distribuição de conteúdo digital. Com ao grande tráfego de dados digitais, em conjunto com a notável quantidade de técnicas de manipulação de dados que existem na atualidade, é possível colocar a originalidade do material digital sob questão. Desta forma, é necessário criptografar as informações para garantir o máximo de proteção ao circularem na rede.
A essência da criptografia segue o princípio de que é necessário que um dado esteja protegido a ponto de que a informação presente dentro desse dado não seja decifrada por receptores não desejados, exceto pelo destinatário da mensagem. Esse tipo de técnica era utilizada em meios extremamente específicos no passado. Nos dias de hoje, a criptografia é uma necessidade básica de todos os meios de comunicação.
O sistema de criptografia é fundamentado por três itens: o algorítimo de criptografia, a chave e o componente de software que trabalha em de maneira conjunta ao algorítimo para criptografar ou decriptografar informações. Visando este conceito, serão analisados três padrões de criptografia de dados: DES, AES e 3DES.
O primeiro padrão de criptografia de dados, o DES, funciona através de um bloco de criptografia, assim, ele segrega a informação que será criptografada de acordo com o número de bits que cada bloco irá comportar. Esse padrão foi criado nos anos 70 e hoje é considerado obsoleto, visto que em menos de 24 horas de tentativa de invasão por brute-force foi suficiente para quebrar a chave.
Devido ao avanço