projeto intregrado
INTRODUÇÃO
Com a evolução da economia, passaram a existir no mercado, empresas voltadas ao fornecimento de capital para clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, que buscam por meio do dinheiro de terceiros, uma forma de financiar seus projetos econômicos, de investimentos ou aquisição de bens de consumo. Para essas instituições garantirem o retorno do capital aplicado em investimentos dos seus clientes, são constituídos, dentre outros setores, o de análise de crédito e o de cobrança. O primeiro analisa a capacidade de pagamento dos clientes, conforme as normas de crédito préestabelecidas pela empresa de acordo com seu foco, previsão e sua meta para atingir o mercado, enquanto que o segundo cuida de buscar, de forma eficaz, o retorno dos valores não recebidos daqueles clientes que não puderam, por diversos motivos, corresponder à expectativa de pagamento dos valores adquiridos por meio do financiamento, tornando-se inadimplentes.
O estudo partirá de uma análise formal, baseada em documentos e relatórios que apontarão o grau de impacto para a empresa, como também as mudanças e estratégias adequadas para alcançar equilíbrio da mesma.
Nos últimos anos o setor de crédito e cobrança passou a ser importante instrumento de alavancagem para as empresas. Porém a análise de crédito e cobrança não é apenas mais uma ferramenta para as empresas, e sim um fator de sobrevivência.
Logo, são dadas sugestões que buscam a possibilidade de agilizar o processo sem perder a qualidade, pois o fator tempo nos dias atuais tornou-se um diferencial de excelência, sendo ele ponto de destaque que as empresas utilizam para se lançarem a frente das demais.
Inicialmente serão apresentados aspectos teóricos relativos aos conceitos e relevância do crédito, riscos de crédito, análise de crédito para pessoa física e pessoa jurídica, os cincos C’s do crédito, as 5 forças de Porter e análise Swot da empresa.
10
A seguir será apresentada a importância de