Resenha do filme do outro lado da nobreza
O filme se passa no ano de 1660, na Inglaterra. Onde o protagonista o médico Robert Merivel (interpretado por Robert Downey Junior), recém formado do Colégio Real dos Cirurgiões, tinha habilidade reconhecida para lidar com a medicina (megatrafor), fato este testemunhado pelo amigo John Pierce (David Thewlis) e também pelo rei Carlos II (Sam Neil), que solicitou sua ajuda para tentar curar a doença de sua cadela de estimação.
Apos ter salvado a cadela ''Lulu'', em agradecimento, o rei o convida a fazer parte da corte. aceitando a proposta do rei, Merivel se muda para o palacio deixando seu amigo John Pearce tambem medicico, e sua vida passa a se resumir a cuidar dos cães da corte e na sua ambição por dinheiro e mulheres. Deixando de se dedicar a salvar vidas que era sua profissão. Gradativamente vai perdendo sua ligação com a medicina e se tornando uma espécie de bobo da corte. Depoisde ter aceitado tantas regalias, Merivel foi praticamente obrigado a fazer um casamento de fachada com uma das amante do rei, Lady Celia Clemence (Polly Walker), e a mudar-se para um sítio distante de Londres. O objetivo do rei era afastar a amante da indignação de sua esposa. Porem a ordem do rei era que ele não se apaixonase por Celia, entretando não foi isso que aconteceu Robert Merivel se encanta com sua beleza e se apaixona por ela.
Sendo cobrado o rei Carlos por Celia de voltar para Londres e não sendo possivel pela indiguinação da rainha, o rei mandou que um pintor fosse ate a amante e pintasse seu retrato e que demorase, como a vontade de merivel era a mesma do rei que sua espossa não fosse embora, ele sempre dava um jeito de atrasar ainda mais a obra. Percebendo isso e entroca de dinheiro, o pintor conta ao rei a paixao do medico e o que ele estava fazendo. O rei tomou tudo que havia dado para o médico e o expulsou do palácio.
Após sua expulsão, Merivel viajou sem destino e procurou o grande amigo e colega de profissão John