Velocidade de hemossedimentação
Princípio do teste
A velocidade de hemossedimentação é baseada no princípio da sedimentação, o processo no qual as partículas sólidas tendem a se depositar no fundo de um liquído.Em amostras de sangue de pessoas sadias a sedimentação é lenta , e em pessoas com doenças , a sedimentação é rápida.Para fazer uma VHS uma amostra de sangue anticoagulado é colocada em um tubo graduado de dimensões padrão,e incubado em uma posição vertical por exatamente uma hora. Ao final dessa hora,a distância que os eritrócitos caíram do menisco do plasma (na marca zero) é medida em milímetros (mm) e reportado.
Fatores que afetam a VSG
Propriedades do Plasma
Propriedades dos eritrócitos
Fatores técnicos
Fatores do sangue que afetam a VSG
A velocidade de hemossedimentação é afetada pelas proteínas do plasma nas amostras de sangue testadas e pelo tamanho,forma e numero de hemácias.
Fatores técnicos que afetam a VSG
Fatores técnicos como temperatura,tempo,tamanho do tubo,técnica de pipetagem, mistura da amostra e inclinação ou vibração do tubo durante a incubação vão afetar a VHS e podem ser uma fonte de erro no teste.
Relação da VHS com doenças
Por causa da inespecificidade da VHS ,ela não é usada como base de diagnóstico, mas é frequentemente usada para seguir o curso de tratamento de doenças inflamatórias quando as contagens de leucócitos não estão elevadas.
Métodos de execução da VHS
Método de Wintrobe
O método de hemossedimentação segundo Wintrobe , é feito