Relatório sobre VHS
Introdução
O VHS (Velocidade de hemossedimentação) é a taxa pela qual os eritrócitos precipitam em um período de uma hora. A velocidade de hemossedimentação (VHS) mede o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos em uma amostra de sangue durante um período específico, além de ser um teste de baixo custo de metodologia simples com grande utilidade no diagnostico de inflamações. O VHS é um teste muito sensível, porém não é específico e é freqüentemente usado como indicador de doenças quando outros sinais químicos e físicos estão normais. É um teste comum na hematologia usado para uma medida não-específica da inflamação.
Desenvolvimento
Primeiramente retirou-se sangue de voluntários da aula para análise de suposta hemossedimentação positiva, com o auxilio do pipetador, pipetou-se na pipeta de Westergreen(medida de velocidade de sedimentação do sangue), em seguida, com muito cuidado encaixou-se a pipeta sob o suporte de Westergreen, posicionando- a e fixando-a, marcou-se cada uma delas com etiqueta com nome para que não houvesse confusão, após feito isso a leitura foi realizada a partir de sua sedimentação eritrocitária que deve ser contada milimetricamente a quantidade de sedimento da amostra analisada. Segundo os valores de referência para homens 10mm/h e mulheres 20mm/h.
Conclusão
Concluiu-se então a importância da hematologia como meio auxiliar de diagnóstico através de exames simples e eficazes, auxiliando os médicos a estabelecer diagnósticos, firmar prognósticos e acompanhar os tratamentos das inúmeras enfermidades que atingem os humanos, lembrando ainda que aqueles resultados acima de 100mm/h podem representar um câncer, infeccção e inflamação do tecido conjuntivo.