RELATÓRIO DE HEMATOLOGIA
A Hematologia é o ramo das áreas correlatas do enfoque clínico/diagnóstico da saúde que estuda o sangue. A palavra é composta pelas divisões das palavras gregas: Haima, “sangue” e lógos, “estudo”. A Hematologia estuda, principalmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. A hematologia compreende basicamente: hematologia geral, estudo da coagulação e imunohematologia. Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.
O hemograma é o exame que avalia as células sanguíneas de um paciente e é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Vale salientar que a expressão "Hemograma Completo" é de certa maneira redundante, já que todo e qualquer Hemograma avalia a série vermelha, branca e plaquetária. As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombóticos). No laboratório de Hematologia outros testes como TTP, TP, VHS e reticulócitos também são realizados.
A coleta de material é o primeiro passo para todas as análises efetuadas no laboratório clínico e dela dependem todas as etapas seguintes, por isso se faz necessário o correto procedimento na coleta das amostras. Toda aparelhagem selecionada deverá estar calibrada e mantida dentro dos limites de utilização. É evidente a necessidade de certos cuidados, tanto na manipulação quanto na limpeza. Os materiais de vidro utilizados para a realização das técnicas exigem uma lavagem bem rigorosa, qualquer resíduo poderá provocar falsos resultados nas análises. Mas para que todos estes fatores sejam contornados é essencial