Relatório de hematologia
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
DISSERTAÇÃO...................................................................................................6
MATERIAIS 8
TÉCINICA 8
INTERFERENTES...............................................................................................8
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS.......................................................................9
CONCLUSÃO................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Leucócitos são elementos figurados do sangue que são responsáveis pelo sistema de defesa do organismo, combatendo doenças e infecções. A partir da realização de fagocitose, os leucócitos removem da circulação sanguínea restos celulares provenientes de morte celular e microrganismos patogênicos, que podem causar sérios danos ao organismo se continuarem circulando. Os leucócitos estão presentes em menor quantidade na circulação, são encontrados entre 5.000 e 10.0000 por milímetro cúbico de sangue, sendo classificados em:
Neutrófilo: É o mais abundante na corrente sanguínea; realizam fagocitose causando assim, a destruição das bactérias invasoras do organismo. É produzido e armazenado na medula óssea, passa algumas horas na corrente sanguínea e após, atravessa a parede dos vasos e alojam-se nos tecidos, onde exercem sua função de fagocitose de bactérias.
Eosinófilo: Realiza fagocitose de bactérias, fungos, vírus e helmintos, sendo responsáveis pela fagocitose em casos de doenças alérgicas, parasitárias e neoplásicas. É produzido e armazenado na medula óssea, passa algumas horas na corrente sanguínea e atravessa a parede dos vasos e alojam-se nos tecidos.
Basófilo: É o tipo de leucócito mais raro na corrente sanguínea, estando envolvidos em casos de reações alérgicas como, urticária, rinite e broncoconstrição.