Relatório de vhs
Introdução
Velocidade de hemossedimentação (VHS) é a taxa na qual os eritrócitos precipitam em um período de uma hora. É um teste comum na hematologia usado para uma medida não-específica da inflamação. A velocidade de hemossedimentação (VHS) mede o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos em uma amostra de sangue durante um período específico. O VHS é um teste muito sensível, porém não específico, que é freqüentemente o primeiro indicador de doença quando outros sinais químicos e físicos estão normais. O VHS comumente aumenta significativamente em doenças inflamatórias disseminadas: as elevações podem ser prolongadas em inflamação localizada e câncer.
Objetivo:
• Monitorar doença inflamatória ou maligna.
• Auxiliar na determinação e diagnóstico de doenças ocultas tais como tuberculose, necrose tecidual ou doença do tecido conectivo.
Tipos de amostra
Sangue Total com EDTA
Jejum
Jejum de 4 horas.
Interferências Laboratoriais (Fase Pré-analitica)
São referidas como condições pré-analíticas variação cronobiológica, gênero, idade, posição, atividade física, jejum, dieta, uso de drogas para fins terapêuticos ou não, e a aplicação de torniquete. Procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções. Alguns aspectos do tubo de coleta, como o uso de gel separador, anticoagulantes e conservantes e características da amostra, como hemólise e lipemia, também podem ser causa de variação dos resultados. Crianças, Mulheres após a puberdade, período menstrual, gravidez, climas quentes.
Pode alterar também trocando o EDTA, colocando outro anticoagulante, na hora de colocar no tubo o sangue, pode ocorrer hemólise, anticoagulante vencido, pipetas sujas, ocorrer vazamento das pipetas,colocar com inclinação a pipeta na estante do VHS.
Materiais Utilizados
Pipeta de vidro, pêra, estante de VHS, tubo de ensaio, estante de tubo de ensaio, álcool, seringa, EDTA, agulha,