cotovelo glenoumeral
Classifica-se como uma enartrode e é formada pelo úmero e a omoplata.
As superfícies articulares são a cabeça do úmero e a cavidade glenoide da omoplata. Estas superfícies possuem um debrum que aumenta a superfície articular e são revestidos por cartilagem hialina. A articulação é envolvida por uma cápsula articular fibrosa revestida internamente pela membrana sinovial.
Esta cápsula é reforçada pelos ligamentos activos, que são constituídos pelos tendões dos músculos rotadores; ligamentos córaco-umeral que se insere na apófise caracoide e termina entre o troquinho e o troquiter.
Os ligamentos gleno-umerais inserem-se entre o debrum, o troquinho e o colo cirúrgico(constituído por três ligamentos, superior, médio e inferior)
O ligamento transverso do úmero que protege a goteira bicipital, o ligamento coraco-glenoideu é extra capsular que tem origem na apófise coracoide e insere-se no debrum glenoideu.
É constituída por duas bolsas sinoviais: bolsa subcronial e subdeltoidea que por vezes estão unidas. Esta articulação móvel realiza movimentos de rotação interna e externa, adução, abdução, extensão, flexão e circundação.
Tíbia
Epifise Superior
É volumosa. É formada pelas tuberosidades interna e externa da tíbia, que suportam os pratos tibiais interno e externo respectivos, que se articulam com os côndilos femorais. As tuberosidades estão separadas pela espinha da tíbia onde se encontram os tubérculos interno e externo. Anteriormente à tuberosidade externa tem tubérculo tibial anterior ou tubérculo de Gerdy. Inferior e anteriormente às tuberosidades interna e externa existe a tuberosidade anterior da tíbia.
Corpo
Tem forma prismática triangular. Na face posterior tem uma linha saliente, a linha oblíqua, que se dirige inferior e internamente e o bordo anterior é saliente denominando-se crista da tíbia.
Epifise Inferior
Apresenta uma forma cuboide. A face interna prolonga-se inferior e internamente pelo maléolo tibial e na