radiologia
1. Frente – incidência AP (anteroposterior)
Posicionamento: Paciente em posição ostostástica, OS (plano sagital) perpendicular à estativa, mãos apoiadas na cintura com projeção anterior dos cotovelos até encostar na placa.
Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC (raio central) coincide com o centro do filme aproximadamente na altura da linha que une os ângulos inferiores das escápulas.
Projeção: tórax de frente, incluindo os ápices e os recessos costo-diafragmáticos. Obter a imagem com o paciente em inspiração máxima.
Parâmetro técnicos:
DFFI: 1,80m
Filme: 35X35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim
2. Perfil – incidência PE (perfil esquerdo)
Posicionamento: paciente em posição ostostástica. OS paralelo à estativa, mãos sobre a cabeça segurando os cotovelos
Incidência: nesta incidência a borda superior do chassi fica 5 cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura do ângulo inferior da escápula.
Projeção: tórax em perfil, incluindo os ápices e os recessos costo-diafragméticos. Obter a imagem com o paciente em inspiração máxima. O perfil de rotina é o PE (perfil esquerdo – lado esquerdo em contato com a estativa).
Parâmetros técnicos
DFFi: 1,80
Filme: 35X35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim
3. Incidência AOD (oblíqua anterior direita)
Posicionamento: paciente em posição ostostástica, PS fazendo um Ângulo de 45º graus com a estativa. Lado direito e face anterior do paciente voltados para a estativa, mão direita apoiada na cintura e mão esquerda sobre a cabeça.
Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura da linha que une os ângulos inferiores das escápulas.
Projeção: tórax oblíquo. Nesta incidência, a área cardíaca fica situada entre o esterno e a coluna vertebral. O limite posterior da área cardíaca