Radiologia
DA
RADIOLOGIA
INTRODUÇÃO
Radiologia é uma especialidade médica que utiliza imagens do interior do corpo humano para diagnosticar e, posteriormente, tratar doenças. Essas imagens são adquiridas através de diferentes técnicas, como por exemplo: radiografia convencional, tomografia computadorizada, mamografia, ultra-sonografia, tomografia por emissão de pósitrons e ressonância magnética nuclear.
RADIOLOGIA
Radiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem, como a ultra-sonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.
História
Ao final do século 19, mais precisamente ao cair da noite de uma sexta-feira, 8 de novembro de 1895, o Prof. Wilhelm Conrad Röntgen, no laboratório na Baviera, sul da Alemanha, descobriu os raios X.
Observando a fluorescência emanada de uma placa de papelão recoberta com platinocianeto de bário, na sala escura, este professor, aos cinqüenta anos de idade, investigador brilhante, perfeccionista e astuto, fizeram uma das mais importantes descobertas científicas da humanidade.
Voltando a Wurzburg em 1888, após ter lecionado física em Estrasburgo, matemática em Hohenhein, física em Giessem, sentia-se realizado, pois esta mesma Universidade que agora o convidava para a direção do Instituto de Física havia lhe negado a livre docência 16 anos antes.
As descargas elétricas em tubos de gás eram os grandes temas das pesquisas da época e reservou, no novo prédio do Instituto que dirigia duas salas ao fundo do grande saguão de entrada, com janelas dando