Radiologia
1
2
3
Evilin C. dos Santos , Izabele F. M. de Souza , Marcelo S. de Lara , Patrícia da S. Pimentel
4.
E-mail: evilinthecat@yahoo.com.br1, izafmendes@gmail.com2, marcelo_slara@yahoo.com.br3, pattyctba@hotmail.com4. Orientador: Professor Walmor C. Godoy.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo destacar os principais parâmetros que interferem na qualidade da imagem em raios X pediátricos, a maior sensibilidade das crianças às radiações ionizantes e o princípio da justificação em radiologia diagnóstica. Os pacientes pediátricos são muito sensíveis a radiação, pois suas células estão em constante desenvolvimento, a radiação interage com os átomos presente nas células, que ao receber uma alta dose poderão nascer com anomalias devido ao crescimento indevido das células ou até mesmo adquirir um câncer com o passar dos anos. Recomenda-se a implantação de programas de garantia de otimização da dose-paciente com a obtenção de imagens com qualidade para o diagnóstico dos pacientes.
Para se obter uma imagem de
qualidade não temos que dar atenção apenas aos parâmetros de exposi ção, pois a imobilização tem a função eliminar falsos diagnósticos gerados pela movimentação do paciente, contribuindo, consequentemente para a melhoria da qualidade da imagem radiológica e para a redução da necessidade de repetição dos exames, e assim diminuindo a exposição à radiação.
1
Palavras-Chave: qualidade de imagem, radiologia pediátrica, posicionamento radiológico. Abstract
This paper aims to highlight the main parameters that influence image quality in pediatric X-rays, the greater sensitivity of children to ionizing radiation and the principle of justification in diagnostic radiology.
Pediatric patients are
very sensitive to radiation because their cells are in constant development, the radiation interacts with the atoms present