Claude Troisgros
Jéssica
Rodrigo Fendler
Claude Troisgrois – Contribuíções para a gastronomia brasileira.
Senac MG – Belo Horizonte
Março 2014
Sobre o Chef
O chef Claude Troigros, nascido na França, veio para o Brasil em novembro de 1979 quanto aceitou o convite de Gaston Lenôtre e deixou Roanne, na França, rumo ao Rio de Janeiro, para assumir o restaurante Le Pré Catelan, que hoje é comandado pelo chef Roland Villard. Desde então, tem se consolidado como um dos grandes pioneiros da gastronomia internacional no Brasil. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude é reconhecido por criar uma sólida conexão entre a cozinha brasileira e francesa. Seus cardápios unem a técnica francesa herdada de seu pai e avô, tambem chefs, mesclada aos produtos exoticos e tropicais brasileiros, fazendo de seus quatro restaurantes, incluindo o renomado “Olympe”, no Rio de Janeiro, um enorme sucesso. Além de ser o apresentador do reality culinário “Que Marravilha!”
Grande contribuíção
A família Troigros começou sua tradição na França nos anos 30. O pioneiro, Jean Baptiste (seu avô), conhecido pela ousadia nas suas criações culinárias, ganhou fama por quebrar alguns tabus da cozinha clássica Francesa da época como, por exemplo, sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.
Neste mesmo caminho, os filhos, Pierre e Jean foram os criadores da chamada “Nouvelle Cuisine Française” que é uma maneira diferente de cozinhar e apresentar o prato, que é usada na cozinha francesa desde a década de 70. Em contraste com a cozinha clássica, a nouvelle cuisine é caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos e a ênfase na apresentação. Este movimento gastronômico revolucionou a "alta cozinha" e contribuiu definitivamente para que a estética e os valores nutricionais se firmassem na gastronomia moderna.
Ela tem como princípios básicos o envolvimento de sentidos, o estímulo do uso mútuo de percepções para gerar uma leitura mais complexa dos