ana claudia
Chama a Dani / Que Marravilha!
Disciplina: Direção de Arte
Profº: Ivan Ferer
NOVEMBRO,2013
INTRODUÇÃO
Cozinhar é um ato comum que faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, mas para algumas essa ação não é tão simples como parece. E foi através desse ponto de vista que encontramos o objetivo para montar a produção audiovisual “Chama a Dani” , no qual pegamos como pretexto atender a essa “minoria”; ensinar de forma simples e rápida uma receita, mas ao mesmo tempo buscar o interesse de todos espectadores pela inovação e praticidade do que é apresentado.
Como referência para esse trabalho pegamos o programa “ Que Marravilha!” do canal a cabo GNT, apresentado por Claude Troisgros que, a partir de uma denúncia ou pedido através da internet, ensina uma receita para o participante, e depois o chef vai até a casa dessa pessoa para socorrê-la e dar nota na preparação do prato que foi ensinado anteriormente.
QUE MARRAVILHA!
No atual momento da televisão brasileira os tradicionais programas de culinária, onde a cozinheiro(a) ensina uma receita passo a passo para o espectador, foram modificados ou até mesmo substituídos por novos formatos, que mesclam o tema gastronômico com dicas de saúde, entrevista, e até mesmo realities show.
E é exatamente um tipo de programa híbrido no qual se insere o “Que Marravilha!”, onde temos tanto estrutura e códigos de reallity show e de programa de culinária, porém nele não se perde o status sofisticado de um menu feito por um grande chef, e a intenção é de atrair o público, exatamente, por mostrar um convidado ( uma pessoa comum) que não sabe fazer um simples prato, desenvolver e superar a dificuldade de cozinhar bem, e isso além de entreter o espectador traz a opinião de que até ele mesmo pode aprende. O programa é dividido em dois blocos; o primeiro acontece dentro de um