Entrevistada Ana Claudia
Em sessões de entrevistas realizadas em momentos distintos com 3 professoras de ensino infantil. Foram coletados depoimentos sobre suas carreiras docente, e foram abordados também temas como o processo da aquisição da língua escrita. De um modo geral, nesses encontros, solicitamos que as mesmas compartilhassem conosco as razões pelas quais teriam escolhido a profissão, a forma como foram alfabetizadas, os métodos e abordagens utilizados, de que forma essas docentes alfabetizam seus educandos atualmente e para finalizar, perguntamos sobre a importância da formação continuada.
1-Por que você escolheu a carreira docente?
Resposta:Quando eu era criança, sempre brincava de escolinha. Inclusive utilizava desta estratégia para estudar para as provas.Assim, quando terminei o ensino médio optei pela carreira docente como primeira escolha.
2-De que forma você foi alfabetizada¿ quais os métodos que eram utilizados¿
Resposta:Fui alfabetizada através da cartilha, minha professora utilizava o método tradicional de ensino, ela era muito rígida, nós tínhamos que saber todas as famílias silábicas, algumas coisas não tinham sentido, mas nós não questionávamos, não podia.
3-E hoje¿ Quais os métodos que você utiliza para alfabetizar seus aprendizes¿
Resposta: Hoje nós, os educadores utilizamos o método construtivista, no entanto, quando necessário, lançamos mão da abordagem tradicional. Pois o que importa na realidade é que a criança tenha uma educação de qualidade, onde ela é levada a um desenvolvimento cognitivo pleno. Na realidade, nada no mundo é estático. Sabemos que o mundo está em constante evolução e com a educação não seria diferente. Assim os métodos e abordagens são constantemente revistos e aprimorados, visando sempre o desenvolvimento da criança como um todo (cognitivo, intelectual e social)
4-Para você, qual é a importância da formação continuada¿
Resposta:É essencial na vida do profissional, do educador. Pois na realidade, é onde as nossas