Trabalho Final Linguagem
Trabalho Final
Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem I
Florianópolis – SC
Outubro / 2014
Trabalho Final
Caroline do Amarante Silveira1
Lucas Severo Abad2
Renata Buss Ferreira Jacques3
Roseli Rosa do Nascimento4
As concepções de língua e linguagem podem ser entendidas diferentemente a partir de perspectivas teóricas variadas sendo fundamental o seu entendimento na medida em que se traduzem em práticas pedagógicas também diversificadas. Segundo Daga et al. (2014) a linguagem, de forma geral, consiste numa capacidade natural do ser humano em comunicar-se, sejam através de gestos, palavras, expressões, imagens, sons, etc. Nesse aspecto a professora entrevistada reconhece o sentido abrangente do termo na medida em que entende a linguagem como “todas as formas de comunicação que existem, como por palavras textos e figuras”.
Embora as concepções de linguagem “como expressão do pensamento” e “ como instrumento de comunicação” nos concedam a oportunidade de diversos estudos na área, a linguagem “como forma de interação”nos permite redimensionar o papel da linguagem que norteou o ensino tradicional e que até então concebia a linguagem como um mero instrumento de comunicação. A proposta interacionista para o ensino-aprendizagem da língua materna vem a propor uma nova visão a cerca da linguagem, vista nesse sentido como uma ação que envolve não só o trabalho da escrita no espaço escolar, mas também da oralidade, e que se complementam na medida em que envolvem ação e construção de valores por parte do interlocutor.
A conceitualização por parte da entrevistada de que a gramática é “um conjunto de signos sujeitos a regras de combinação e utilizados na produção e na compreensão de uma mensagem, no uso das normas da língua portuguesa em sala de aula, na produção de textos e em todas as atividades que são desenvolvidas para comunicação social” nos permite compreender que conceitos gramaticais permeiam sua prática