ARTIGO FINAL
*BORGES, Ana Carolina de Sousa RESUMO: O presente trabalho é parte da pesquisa realizada sobre a temática: Mulher negra de sucesso, por meio de uma entrevista não estruturada e elencada os fatores: Origem familiar; Afrodescendência; Racismo/discriminação; Dança Tambor de Criola. O grupo Tambor de Criola do Mestre Adão apresenta a punga no município de Barra do Corda- MA. O conceito da identidade mulher negra ampliada ao debate da manifestação cultural as relações étnico-raciais, a dança da punga traduz em reinvenções de si e em uma perspectiva feminista de si, apontando a estética afro da dança como um patrimônio cultural nacional imaterial. Para discussão desta proposta, utilizou-se as referências teóricas de Foucault (2000), Ferretti (2002) Pacheco (2011)e Boakari(2010).
PALAVRAS CHAVES: mulher, negra, tambor de criola, punga.
RESUMO: O presente trabalho é parte da pesquisa realizada sobre a temática: Mulher negra de sucesso, por meio de uma entrevista não estruturada e elencada os fatores: Origem familiar; Afrodescendência; Racismo/discriminação; Dança Tambor de Criola. O grupo Tambor de Criola do Mestre Adão apresenta a punga no município de Barra do Corda- MA. O conceito da identidade mulher negra ampliada ao debate da manifestação cultural as relações étnico-raciais, a dança da punga traduz em reinvenções de si e em uma perspectiva feminista de si, apontando a estética afro da dança como um patrimônio cultural nacional imaterial. Para discussão desta proposta, utilizou-se as referências teóricas de Foucault (2000), Ferretti (2002) Pacheco (2011)e Boakari(2010).
PALAVRAS CHAVES: mulher, negra, punga, cultura e dança.
1
1. INTRODUÇÃO
A dança Tambor de Crioula reconhecida como Punga popularmente na cidade de Barra do Corda - Ma, parte do ethos e herança da identidade de matriz afrodescendente na região. Mediante ao percurso histórico da colonização do Brasil para