Nouvelle Cuisine
Professora: Etiene
Caxias do Sul
Introdução
Este trabalho tem como objetivos principais relatar a Nouvelle Cuisine e Fernand Point, um dos chefs que foi responsável por esta “revolução”.
Nouvelle Cuisine
A Nouvelle Cuisine foi um movimento que surgiu na década de 60 e 70 em oposição a “Culinária Clássica” que era marcada por seus molhos pesados a base de roux (manteiga e farinha), e por seus cozimentos longos. A Nouvelle Cuisine surgiu com a proposta de molhos mais leves, usando como substituto do roux purê de legumes, e cozimentos rápidos que preservassem e ressaltassem as características dos alimentos sem mascarar o seu verdadeiro sabor.
Neste movimento não admitia-se que algum alimento ficasse pronto de um dia para o outro. Tudo deveria ser fresco e da melhor qualidade possível.
Os pratos começam a ser apresentados de forma refinada e decorativa, com um toque de minimalismo oriundo do Japão. Moderna e inventiva, este tipo de cozinha, tem a sua verdadeira essência na incorporação de técnicas e combinações vindas dos mais alargados estilos de cozinha de todo mundo.
Claude Troisgros em entrevista para a revista Gula comenta sobre o seu pai Pierre que foi um dos chefs que criaram o movimento: - A cozinha francesa era muito pré-determinada; havia aqueles livros dos grandes cozinheiros que vinham de 1800 e pouco. Meu pai e os outros falaram: “Vamos nos libertar disso, deixem o chef mandar em sua própria cozinha”.
Além de Pierre outros chefs idealizaram o movimento, sendo alguns deles: Paul Bocuse, Alain Chapel e Michel Guérard tendo com o pai da Nouvelle Cuisine Fernad Point.
Amaury Temporal afirma em seu livro Bons Tempos na França, que a Nouvelle Cuisine veio para ficar, não é somente um modismo.
Fernand Point
Nascido em Louhans, no ano de 1897, filho de Auguste Point. Seu primeiro contato com a gastronomia foi através de