integração escola
CINTURA ESCAPULAR,CÚBITO E GLENO UMERAL (OMBRO)
Anton neves melo ra: g80fj1 educação licenciatura SOROCABA 2014
A cintura escapular
A região do ombro é um complexo de 20 músculos, 3 articulações ósseas, e 2 articulações funcionais que permitem uma maior mobilidade entre todas as regiões encontrados no corpo humano. O complexo do ombro não apenas proporciona uma ampla variação para a colocação das mãos como também executa importantes funções de estabilização para o uso da mão, levantar e empurrar, elevação do corpo, inspiração e expiração forçadas e até mesmo sustentação de peso como andar de muletas ou "plantar bananeira".
Ossos que compõem o segmento
A cintura escapular e o ombro são constituídos por 3 ossos de cada lado ( clavícula, escápula e úmero ).
Além destes 3 ossos principais, podemos considerar o osso esterno e as costelas ( principalmente o primeiro par ) como ossos que integram este segmento, já que estes ossos são os ossos que fixam a cintura escapular ao tronco, ou seja, a clavícula se articula com o esterno e este, por sua vez, articula-se com as costelas.
Articulações que compõem o segmento
Este tópico é o mais importante e complexo do segmento, já que as articulações deste segmento não são todas verdadeiras ou clássicas ( articulações entre dois ou mais ossos ). Neste segmento nós encontramos algumas articulações ditas funcionais, ou seja, são articulações entre ossos e músculos, ou articulações com arquitetura diferente das articulações entre dois ou mais ossos. Temos nesta região 5 articulações sendo 3 articulações verdadeiras e 2 funcionais.
Articulação estreno-clavicular ( verdadeira )
Articulação