Articulações do cotovelo
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
ARIQUEMES, RO
TEMA
ARTICULAÕES ESTERNO CLAVICULAR
COTOVELO
OMBRO
Técnico Em Radiologia
Turma :B
Professora: Valdirene
Alunas: Sirleide J. Nascimento e
Marileide S. Nascimento
ARIQUEMES, RO
INTRODUÇÃO
Articulação é o conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos. Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma, como durante o parto, por exemplo. Além disto, capacitam às partes do corpo a se movimentem em resposta à contração muscular.
Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, a partir da pesquisa bibliográfica, e informar aos profissionais da área de saúde, sobre alguns aspectos das articulações que compõem a cintura escapular, a fim de mostrar a importância da mesma, pois esta nos permite uma grande mobilidade durante as atividades do cotidiano.
ARTICULAÇÃO DO COTOVELO
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.
Cápsula Articular - Circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é uma fina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.
Ligamento Colateral Ulnar - É um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.
Ligamento Colateral Radial - É um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamento