Articulações do Cotovelo
Lesões dos ligamentos do cotovelo:
Os ligamentos citados acima servem para conferir maior estabilidade ao cotovelo, juntamente com as cápsulas e os músculos dessa região. O ligamento mais facilmente lesionado é o ligamento colateral ulnar, muitas vezes chamado de ligamento colateral medial. Este ligamento é divido em 3 bandas (anterior, posterior e transversal) e cada banda apresenta funções diferentes durante os movimentos de flexão e extensão do cotovelo, e na estabilização durante o estresse em valgo.
Esse ligamento é lesionado e, mais raramente, rompido em ocasiões de trauma ou sobrecarga mecânica crônica. A causa traumática mais comum é o deslocamento agudo do cotovelo. As lesões são mais comuns em esportes que possuem lançamentos por cima da cabeça, como beisebol e handebol e outros que também envolvem lançamentos, como tênis, golfe e badminton. Quedas e movimentos do tipo ‘estrela’, comuns na capoeira, em que a pessoa apóia a palma da mão no chão, podem causar hiper-extensão do cotovelo, e também lesionar ou até mesmo romper seus ligamentos.
O tratamento das lesões do ligamento colateral ulnar pode ser não-cirúrgico, usado normalmente em pessoas que não são atletas ou atletas que não usam tanto os movimentos de arremesso por cima da cabeça, e consiste em remédios que aliviem a dor e a inflamação da área, seguida de fisioterapia. O tratamento cirúrgico é usado em atletas que podem ter suas carreiras comprometidas pela lesão do ligamento colateral ulnar, e consiste