Variações orçamentarias
CLEITON VAZ DOS SANTOS
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
ANALISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTARIAS
ITAJAÍ
2011
1 CLEITON VAZ DOS SANTOS
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
ANALISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTARIAS
Trabalho desenvolvido para aprofundamento no conhecimento referente analise de variações orçamentárias na disciplina de Orçamento empresarial e análise de projetos, ministrada pela Professora Karla Splitter.
ITAJAÍ
2011
INTRODUÇÃO
A prática orçamentária tem como objetivo analisar eventos passados, e traçar um destino para as operações futuras, ou seja, baseado nas vivencias passadas observa-se todos os pontos que a empresa já passou, e projeta-se para o futuro aquilo que seria melhor, o orçamento é elaborado para vendas, para as despesas operacionais, os orçamentos de produção, os de estocagem. O controle e a analise de das variações orçamentárias tende a comparar os valores orçados inicialmente dos que realmente foram realizados, este trabalho tem por objetivo demonstrar as técnicas para analises dos orçamentos, quais os principais tipos de analises, e quais os aspectos para verificações para os mesmos.
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
ANALISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTARIAS
O orçamento é uma ferramenta de controle e de planejamento, das atividades operacionais e financeiras de uma organização. Warren, Reeve e Fess afirmam que a função do orçamento geral é auxiliar o planejamento, direção e controle dos desempenhos e objetivos da empresa. O controle ou avaliação orçamentária compara o desempenho do que foi orçado com o desempenho real. Para esta comparação são necessários os padrões de comparação, muitas vezes os próprios valores construídos no orçamento já servem para os padrões pré-estabelecidos, pois já são baseados para atingir as metas das empresas. Para a gestão das empresas, a idéia destacável de orçamentos para controle é fornecer um padrão de comportamento para custos,