Cpc 26
Moral é um conjunto de normas adquiridas pela educação, tradição e pelo cotidiano, que regulam o comportamento do homem em sociedade, “Ciência dos Costumes” foi a explicação de Durkheim para a Moral. Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social, ou seja, a Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, e esta surgiu nas sociedades primitivas. Ela investiga e explica normas morais, pois leva o homem a agir não apenas pela tradição, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásques (1998), conta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a moral é eminentemente prática.
A Ética surgiu com Sócrates no século V, onde se preocupa sobre tudo, justificar a conduta das pessoas, tentando estabelecer a natureza das virtudes, a natureza do que é o bom, justo, correto e incorreto. Nesse seu contexto de seu surgimento, a Ética se estabelece como uma espécie de especulação teórica, uma reflexão, sobre o que é apropriado e inapropriado, sobre o correto e incorreto. Por muito tempo confundimos Ética com Moral, a ética é simplesmente a disciplina que reflete sobre a