estagio 2
A análise de balanços é um instrumento indispensável por sua eficácia na tomada de decisões quando se trata de investimentos em instituições privadas, nas instituições públicas onde a área ainda é pouco explorada, essa ferramenta gerencial conquista aos poucos seu espaço, sendo utilizada pelos administradores públicos para manter a transparência das contas públicas, melhorar a compreensão das demonstrações contábeis e analisar a situação dos recursos geridos no período, verificando se houve aumentos, diminuições ou anormalidades nas variações de seus balanços. Sua utilização descreve de uma forma mais detalhada, os eventos econômicos que ocorreram ao longo de um exercício social, possibilitando o monitoramento constante das ações gerencias, permitindo necessárias correções quando houver.
Palavras Chaves: Análise de balanços, Demonstrações Contábeis, Transparência das contas públicas.
1. INTRODUÇÃO
A prestação das contas públicas à sociedade é dever de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. (Constituição Federal, Art. 70, parágrafo único).
Com o objetivo de divulgar e manter a transparência de suas contas o governo deverá prestar contas a sociedade, através da elaboração das demonstrações contábeis emitidas ao final de cada exercício, conforme a Lei Federal nº 4.320/64.
A Lei Federal nº 4320/64 estabelece as normas para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, no capítulo IV, artigo 101 ressalta que:
Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial, na demonstração das variações patrimoniais, segundo anexos números 12, 13, 14 e 15, e os quadros demonstrativos constantes dos anexos números 1, 6, 7, 8, 9,