SISTEMA DE GERENCIAMENTO
6° Semestre
S.I.G
Carlos Henrique R. Borges Elisana Alves Da Silva Frederico Queiroz Gilberto Alves Julio César da Rocha Brito Natalia Fernandes Raul Maciel Thais Garcez
Luziânia – GO
SIG
1.INTRODUÇÃO
O conceito de sistemas já existe há muito tempo, desde o ano 4.000 a.C., com Jacó e Labão fazendo seus controles quantitativos da criação e comercialização de ovelhas e 3.000 a. C com os egípcios e babilônios registrando transações financeiras nas pedras.
Desta época até os dias atuais, as organizações evoluíram e sofreram constantes mudanças, sejam sociais, tecnológicas, políticas, econômicas que propiciaram o aperfeiçoamento, a evolução e a criação de novos sistemas, sendo esses com o objetivo de melhorar os processos internos das empresas para que elas se desenvolvam.
2. CONCEITOS DE SISTEMAS
Pode-se dizer que sistema significa uma junção de partes que se combinam para gerar um certo resultado, sendo que cada uma dessas partes tem sua função determinada dentro desse sistema, conforme Padoveze (2000, p. 26): “Sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação”.
3. INFORMAÇÃO
Padoveze (2000, p. 43), escreve que: “Informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”.
As informações são a sustentação de uma empresa, pois são elas que dirão como está seu andamento, o que está bom, falho ou precisa ser melhorado. Através das informações é que os gestores podem tomar as melhores decisões, a fim de melhorar o desempenho da organização.
Isso é confirmado por Oliveira (2002, p. 37): “A informação é o