estagio 2
É comum ouvir de alunos e professores que durante o estágio se aprende a profissão na prática. Porém, nossos estudos apontam que não há prática sem teoria e toda prática deve estar alicerçada teoricamente, assim conseguiremos compreender a práxis educativa a partir da ação-reflexão-ação.
O estágio supervisionado caracteriza-se como o exercício da experiência profissional, por meio de uma vivência em ambientes escolares, levando o aluno à interpretação da realidade educacional nas instituições de ensino. Por meio dos estágios é possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre teoria e prática.
Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que se torne autor de sua própria prática. Na modalidade EAD, o estágio supervisionado torna-se um desafio, visto que pela quantidade de alunos manter o bom funcionamento, desenvolvimento e qualidade não é tarefa fácil.
Partindo desse pressuposto, o curso de Pedagogia do Núcleo de Educação da UFAM, segue as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC, na qual determina que todo aluno que ingressa nesse curso terá de realizar os estágios supervisionados, sendo esse um componente obrigatório para a aprovação e conclusão do curso.
O esforço e a dedicação de toda equipe pedagógica também foram imprescindíveis na conquista de mais qualidade para o curso de Pedagogia. O presente relatório trata-se de um relato de modelo de planejamento do estágio no curso de pedagogia, na qual se pretende apresentar uma experiência inovadora no que diz respeito à organização e resultado de um trabalho que vem sendo realizado.
A formação de Professores de Educação Infantil e as Práticas no Estágio Supervisionado.
2 - O estágio supervisionado e a relação teoria e prática
O reducionismo dos estágios a modelos de