Trajetória de criação do linux
Trajetória de criação do Linux
Tudo começou no ano de 1991, quando houve a necessidade de um sistema funcional e de preço não exorbitante. Linus Torvalds, um estudante Finlandês de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, começa a desenvolver um sistema operacional alternativo e mais poderoso que o Minix, uma versão gratuita do Unix e também de código fonte aberto.
Para mostrar seu projeto e propósito, Linus enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet. Nesse mesmo ano ele disponibiliza a primeira versão do Linux com um kernel “Unix-Like” versão 0.02 continuando com o trabalho até o ano de 1994 quando disponibilizou a versão 1.0 do Kernel. A partir desse ponto, exatamente no ano de 1992 foi possível unir o kernel Linux com os softwares da GNU, originando o que chamamos de GNU/Linux.
A GNU é um projeto que começou no ano de 1984 tendo como criador o cientista do MIT, Richard Stallman, com a idéia de criar um sistema operacional compatível com os de padrão Unix. O Linux em si é só um núcleo ou kernel. Nessa mesma época em que Linus Torvalds ainda escrevia o código-fonte do kernel, ele começou a usar programas da GNU para fazer seu sistema. Seguindo os mesmos princípios da GNU, resolveu deixar seu kernel dentro da mesma licença.
Além do GNU, o linux está sob a GPL, que é uma licença ao qual permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas com códigos fechados e comercializados.
A principal filosofia do linux é defender a idéia de um sistema livre, com código fonte aberto e sem custo. Muitos programadores no mundo têm se mobilizado para desenvolver e aprimorar cada vez mais esse sistema e também criar programas para esse SO. Hoje ele é bem completo, estável, possui interface gráfica, tem uma vasta documentação e é muitas vezes mais rápido do que outros sistemas, é usado em grandes corporações, instituições governamentais e no campo cientifico. Economicamente esse sistema também é