Análise das variações orçamentárias para a avaliação de desempenho e de resultado atendendo aos preceitos do GECON: o caso de uma empresa comercial
Autor: BONACIM, Carlos Alberto Grespan, et al. Análise das variações orçamentárias para a avaliação de desempenho e de resultado atendendo aos preceitos do GECON: o caso de uma empresa comercial. Artigo publicado na revista FACEF Pesquisa - Desenvolvimento e Gestão. Vol. 11. n.2 2008.
O artigo Análise das variações orçamentárias para a avaliação de desempenho e de resultado atendendo aos preceitos do GECON: o caso de uma empresa comercial tem o objetivo de apresentar uma forma de avaliação de desempenho e de resultado de uma empresa comercial do ramo de combustíveis a partir da aplicação do modelo de avaliação de desempenho e resultado à luz da visão econômica, conforme ajustado por Santos (2005), por meio de um estudo de caso.
Essencialmente os autores abordam os conceitos de avaliação de desempenho, afirmando que um processo de gestão necessita que o desempenho seja avaliado, sendo este, requisito para o exercício do controle, destacando também a diferença entre mensuração e avaliação de desempenho. E, conceito de Sistema de Gestão Econômica (GECON), assegurando que é um modelo conceitual de gestão baseada em resultados econômicos, tendo como um de seus principais processos a formulação de alternativas para apoio à tomada de decisões. Este conceito é abordado na visão de vários autores como Catelli, Santos, Guerreiro e Dornelles.
Ao que concerne à metodologia do trabalho, foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo para alcançar o objetivo e testar as hipóteses formuladas. Os autores utilizaram o método de procedimento Estudo de Caso que, de acordo com Gil (1996), pode ser identificado em quatro fases: delimitação da unidade-caso; coleta de dados; análise e interpretação de dados e redação do relatório. As informações foram levantadas por meio de entrevistas com o gerente da empresa.