ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS SEGUNDO O ENFOQUE DA GESTÃO ECONÔMICA
Estas mudanças têm provocado o surgimento de novos paradigmas no mundo dos negócios dentre os quais podemos destacar o surgimento de diversos modelos gerenciais que visam fazer frente a estas novas demandas ambientais.
Esta busca por soluções inovadores fez surgir no seio do Departamento de
Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo o modelo denominado GECON – Sistema de Gestão
Econômica.
O sistema GECON é um modelo gerencial de administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conceitos integrados dentro de um enfoque holístico e sistêmico objetivando a eficácia empresarial e compreende basicamente os seguintes elementos integrados: um modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico, apoiados por um sistema de informações para avaliação econômico-financeira.
Dentro do sistema de gestão econômica existe a preocupação com a avaliação de desempenho e resultado. Para isto é necessário a existência de orçamentos que possam quantificar os planos de negócios. A diferença entre os resultados realizados e os orçados é conhecido como variações orçamentárias.
Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo alternativo de calculo destas variações orçamentárias de forma a fornecer informações úteis e relevantes aos gestores na fase de controle da gestão.
Apresenta inicialmente alguns conceitos básicos sobre planejamento, orçamento, orçamento flexível e na segunda parte um