Variaçoes linguisticas
A língua portuguesa por ser um idioma falado por inúmeras pessoas é composta por variedades linguísticas. Isso se deve há vários fatores, como: regionalidade, classe social, escolaridade, público alvo, entre outros.
Nos textos 1,2 e 3 propostos para análise, nota-se que o falante não usa o padrão culto da língua para se expressar, talvez por não ter tido acesso ao conhecimento. Já o texto 4, que é uma poesia, percebe-se o uso apurado da norma culta.
Nos textos propostos, captamos público alvo distinto. Todavia, embora a maioria deles não esteja no padrão culto do idioma, devem-se evitar preconceitos linguísticos, são variedades da língua, desde que aplicada no meio correspondente a situação.
Contudo, devemos ponderar é que a linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.