Variações Linguísticas
Nova Cruz/RN
12 de Dezembro de 2014
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Componentes: Dennis Venceslau Jadean Azevedo Jaciane Queiroz Mª Liliane Queiroz Mailza Silva Raniely Alves Thiane Paulino
Trabalho solicitado pela professora
Juzelly Barreto na disciplina de
Língua Portuguesa no requisito de nota do 1º Bimestre.
Nova Cruz/RN
12 de Dezembro de 2014
Sumário
INTRODUÇÃO A LINGUAGEM 4
PADRÃO FORMAL E INFORMAL 4
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 5
SOCIAIS 5
REGIONAIS 7
HISTÓRICAS 7
SITUACIONAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO A LINGUAGEM
O homem faz uso da língua para se comunicar e mostrar suas ideias e sentimentos de muitas maneiras. A linguagem pode ser verbal e não-verbal. A linguagem verbal utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve, como em um texto narrativo, uma carta, um diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete etc. Já a linguagem não-verbal utiliza de outros meios para a comunicação, como o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito. Existe também a linguagem mista que é o uso das duas simultaneamente. As histórias em quadrinhos são um exemplo clássico desse tipo de linguagem. A linguagem é dinâmica e portanto, está sujeita a variações. E dentre os fatores que a qual relacionam-se existem os padrões da fala: o padrão formal e o informal.
PADRÃO FORMAL E INFORMAL
O padrão formal está diretamente relacionado com a escrita e adequa-se as normas gramaticais da língua portuguesa de um modo geral.