Campainhas - Eletricidade
Ao tocar a campainha de alguma casa e ao escutar o tocar do “sino” para o intervalo estamos nos deparando com um circuito com eletroímãs, que são dispositivos com um núcleo de ferro e uma bobina (solenoide) exteriormente. Quando uma corrente passa por essa bobina se cria um campo magnético capaz de atrair materiais ferromagnéticos.
As campainhas são compostas por um badalo, um eletroímã, contatos, uma chave, um gongo e uma fonte de corrente. A armação do circuito fica assim:
Quando a chave é ligada e a corrente passa por todo o circuito, a bobina do eletroímã cria um campo magnético que atrai o badalo e assim abrindo o circuito. Quando o badalo é atraído para o eletroímã, ele toca no gongo e produz o som da campainha, porém o circuito foi aberto e o eletroímã deixa de gerar o campo e o badalo volta a tocar no contato do circuito, então o processo se repete até que a chave seja desligada. E toda esta repetição cria o som que ouvimos a tocar uma campainha.
Existe também outra forma, mais simples, de se criar uma campainha por meio de eletroímãs.
Neste outro método apenas é gerado um toque por vez, e é bem mais fácil representa-lo:
Neste caso, quando o botão é acionado, as bobinas do eletroímã são energizadas e então ele cria uma corrente que atrai o badalo, fazendo-o tocar no gongo e então produzir o som. Como já foi dito, neste caso ocorre apenas um toque já que o badalo não pode tocar novamente no gongo enquanto o botão for pressionado novamente.
BIBLIOGRAFIA
• http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_20.asp
• http://www.mundoeducacao.com/fisica/funcionamento-campainha-eletrica.htm
• https://www.youtube.com/watch?v=fkheIfJ89lE
• http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0404