Ginásticas
Segundo Pérez Gallardo 2002, Ginástica é qualquer ação repetitiva com o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade. Desta forma, toda ginástica é uma atividade física, mas nem toda atividade física é ginástica.
EXEMPLO: 1ª) Tomar banho E 2ª) Malhar na academia
O termo ginástica tem origem na Grécia antiga e significava “a Arte de exercitar o corpo nu”. Inspirada no ideal grego de harmonia entre corpo e espírito, ou visualizada como a arte das exibições corporais humanas, oriunda do circo, de feiras, de festas. (SOARES, 1998, p. 20 apud LORENZINI, 2005).
HISTÓRICO:
Na pré-história: A atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. (caça, pesca, conquistar as damas)...
Na Antiguidade: Os exercícios físicos aparecem nas várias formas de exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral (luta, na natação, no remo, no hipismo).
Na Grécia como o berço dos jogos olímpicos, onde foram disputados 293 vezes durante 12 séculos e em Atenas que valorizava a educação corporal para preparação para guerra em Esparta, (filme 300).
Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores.
Idade Média: Foco corporal na preparação Militar para as cruzadas e Participação nas lutas, torneios e jogos.
Idade Moderna: O corpo como fator de saúde (foco na biologia, fisiologia e anatomia) e formador moral e cívico (servir a Pátria).
Idade Contemporânea: O corpo como fator Estético; Condicionamento Físico; Competição; Reabilitação; Prevenção; Laboral;
TIPOS DE GINÁSTICAS
Ginástica Artística (olímpica): Só MASCULINO: cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa. Só FEMININO: trave olímpica e barra assimétricas. Os dois gêneros: solo e salto