ginastica
A Ginástica para Todos, já denominada também de Ginástica Geral, possui características específicas que a difere das outras ginásticas. Para a Confederação Brasileira de Ginástica
“Essa é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas como (Gin. Artística, Gin. Rítmica, Gin. Acrobática, Gin. Aeróbica e Gin. de Trampolim), valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como: danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quando às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.” (Confederação Brasileira de Ginástica, 2011).
Para (BERTOLINI, 2005), a Ginástica para Todos é baseada nos princípios do (a): prazer participação não competição qualidade de vida diversidade valores culturais estética criatividade.
O maior evento da Ginástica para Todos é a “Gymnaestrada Mundial”, que é um Festival Internacional promovido pela Federação Internacional de Ginástica. Este evento foi idealizado por Johannes Heinrich François Sommer (Jô Sommer) em 1950 e teve a sua 1ª edição em 1953.
Neste festival, vários países se encontram para realizar apresentações, com o objetivo de troca de informações sobre os trabalhos na área da Ginástica para Todos e discussão desta modalidade. Em 2011 ocorreu a 14ª Gymnaestrada Mundial em Lausanne, na Suíça, entre os dias 10 e 16 de Julho com mais de 20.000 ginastas.
Ideal da Gymnaestrada
“Os vencedores na Gymnaestrada são os participantes”
Para maiores informações sobre