Conceitos
DE CUSTOS
1.1 Conceitos Básicos
1.2 Principais Classificações de Custos
1.3 Distinção dos Conceitos “LUCRO” e “PRÓLABORE”
1.4 EXERCÍCIOS
Evandro Brandão Barbosa
1.1 Conceitos Básicos
• Para gerenciar custos e preços é imprescindível compreender corretamente os conceitos relacionados.
• O que são GASTOS, Investimentos, DESPESAS,
Perdas, DESPERDÍCIOS e Custos?
GASTOS: São ocorrências nas quais a empresa despende recursos ou contrai uma obrigação (dívida) perante terceiros (fornecedores, bancos etc.) para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas. INVESTIMENTOS: São os gastos efetuados na aquisição de ativos (bens e direitos registrados em conta do Ativo no Balanço Patrimonial) com a perspectiva de gerar benefícios econômicos em períodos futuros.
DESPESAS: São os valores despendidos voluntariamente com bens ou serviços utilizados para obter receitas, seja de forma direta ou indireta.
Evandro Brandão Barbosa
1.1 Conceitos Básicos (Continuação)
• O que são GASTOS, Investimentos, DESPESAS,
Perdas, DESPERDÍCIOS e Custos?
PERDAS: São as ocorrências fortuitas, ocasionais, indesejadas ou involuntárias no ambiente das operações de uma empresa.
DESPERDÍCIOS: São os gastos relacionados com atividades que não agregam valor, do ponto de vista do cliente, que implicam dispêndio de tempo e dinheiro desnecessários aos produtos (ou serviços).
CUSTOS: São os gastos efetuados para fabricar produtos ou prestar serviços.
Evandro Brandão Barbosa
1.1.1 Exemplos dos Conceitos Básicos
GASTOS: São ocorrências nas quais a empresa despende recursos ou contrai uma obrigação (dívida) perante terceiros (fornecedores, bancos etc.) para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas. É um conceito abrangente e pode englobar outros termos comuns na área de custos. EXEMPLOS: Pode
ser algum investimento (a compra de máquinas e equipamentos) ou alguma forma de