Valores
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, em uma instituição, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da empresa.
Se você tem dúvidas sobre isto, então atenção!
Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto.
“O que são, afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios)?”
“Para que servem Missão, Visão e Valores, afinal?”
“Como redigir cada um desses componentes? Há algum critério?”
“Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar um ”cultura“ que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?”
Vamos ao que interessa:
Missão
A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
Por que a empresa existe?
O que a empresa faz?
Para quem?
O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.
Visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: pelos esforços individuais; pelos esforços das equipes e pela alocação dos recursos.
O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.
A aspiração de tornar-se “algo”, e a inspiração porque esse “algo” deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz Alan Weiss.
A visão precisa ser prática, realista e visível (nós