Matem Tica Financeira
O artigo vem tratar sobre o conceito de juros, como eles estão presentes no nosso cotidiano e qual a melhor maneira de desviar desses juros indesejáveis por todo consumidor.
A matemática financeira está presente nos noticiários econômicos e políticos, quem não possui uma base sobre os assuntos abrangente de financeira poderá acabar se prejudicando nas tomadas de decisões simples e importantes como: comprar à vista ou a prazo; com a primeira parcela no ato ou sem entrada e qual a taxa de juros realmente cobrada?
Juros é o valor a ver agregado(somado) a um determinado capital representativo do pagamento ou recebimento devido; funciona como o salário (renumeração) de um dinheiro, aplicado ou emprestado, durante um determinado tempo a uma determinada taxa percentual (%).
O juro é um valor que depende de três variáveis: capital; taxas empregadas e período ou prazo, ou seja, ao tomar um empréstimo por um determinado tempo pagaremos o valor que foi recebido e uma taxa extra, quanto mais tempo demorar para pagar esse empréstimo maior será o total da taxa extra acrescido do capital.
Ao pagar um compromisso financeiro com atraso, o montante (juros+capital) envolve o capital, juros, multa e eventualmente correção monetária.
Os juros podem ser:
Simples - calculados sempre sobre o capital inicial sem ênfase do número de período. O percentual da taxa de juros incide sempre sobre o capital após cada período.
Juros Pro Rata ou Pro Rata temporis ou Pro Rata Die, todos são equivalentes e querem dizer que são juros proporcionais do tempo, ou seja, juros simples.
Composto - juros são calculados sobre o capital atualizado, ou seja, cada período calculado são incorporados para efeito do cálculo no período seguinte usa-se a expressão “juros sobre juros “para designar esse conceito. O percentual da taxa de juros incide sempre sobre o capital acrescido dos juros após cada período.
Taxa de juros
Taxa