MATEM TICA FINANCEIRA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Pode-se definir Investimento como sendo uma aplicação hoje para a obtenção de uma série de benefícios futuros. O objetivo será trazer retorno adequado aos donos do capital. Serão envolvidos cenários econômicos e políticos de longo prazo.
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL [se refere ao] valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero (LUNELLI, 2013, grifo do autor).
JUROS SIMPLES
O dinheiro que pensamos depositar no banco chamamos de Capital, que nada mais é que o Valor Presente da negociação. Juro é o prêmio que se paga por um capital emprestado. Ou seja, Juros é uma determinada compensação financeira que se recebe ou se paga quando emprestamos, ou recebemos determinados valores por um tempo pré-estabelecido (CRESPO 2009).
A capitalização dos juros pode ser de duas maneiras, a de Juros Simples e a de Juros Compostos.
JUROS SIMPLES: é aquele calculado unicamente sobre o capital inicial.
JUROS COMPOSTOS: é aquele que será calculado a cada intervalo de tempo que será a cada intervalo acrescido a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também (APOSTILA..., 2009).
Os juros podem ser calculados pela seguinte fórmula: Sendo:
J = juro
C = capital i = taxa t = tempo ou n=tempo
Quanto ao tempo, nesta fórmula ele é medido em anos. Quando a informação for baseada em meses, a fórmula acima será alterada no denominador de 100 para 1200. Para dias, a fórmula acima será alterada no denominador de 100 para 36000.
No livro da