Os Valores
1. Os valores dão sentido e significado à acção humana. 2. Conduzem, movem e motivam a acção humana. 3. Condicionam a acção humana, pois fazem parte de uma cultura.
4. Permitem a manifestação da liberdade humana, pois o mundo dos valores é um mundo de escolhas e de preferências.
5. Possibilitam-nos avaliar as nossas acções e as dos outros.
AS NOÇÕES DE “FACTO” E DE “VALOR”
«A vida tem duas vertentes: o facto e o valor, ambos infinitos e eternos, pois nela há sempre dois movimentos: o primeiro é conhecer para agir, é progresso da técnica e da ciência; depois vem o segundo movimento que é desejar qualquer coisa de superior a que aspiramos, é sonhar aquilo que é perfeito. O primeiro aparece como observação, existência, facto. O segundo, como esperança, mito, valor.» (F. Alberoni)
AS NOÇÕES DE “FACTO” E DE “VALOR”
As noções de “facto” e de “valor” representam duas faces distintas da mesma realidade:
“Facto” designa o ser, aquilo que é, o real, o objectivo, o descritível, o acontecimento, isto é, tudo aquilo que é visto de forma objectiva, desprovido de qualquer conotação afectiva ou interpretação subjectiva, o Mundo Real.
Os factos são objectivos, podem ser verificados e qualquer afirmação sobre eles pode ser verdadeira ou falsa.
AS NOÇÕES DE “FACTO” E DE “VALOR”
“Valor” designa o dever ser, o preferível, o que vale, o subjectivo, o possível, a importância espiritual e mental que o Homem atribui aos factos, é a projecção nestes de uma atitude interior, é uma qualidade subjectiva atribuída pelo Homem às coisas, às pessoas, aos acontecimentos, o Mundo Ideal.
Resultam de uma escolha em função da atitude, da cultura e da educação de cada pessoa. São subjectivos e relativos.
EXPERIÊNCIA COGNITIVA E EXPERIÊNCIA VALORATIVA
Atitude/experiência teorética ou cognitiva: encara a realidade sob o ponto de vista do ser, como facto, fenómeno ou acontecimento. É um acto de conhecimento, de