Os valores
Identificação as principais áreas da Filosofia
A Axiologia é uma disciplina filosófica que se ocupa da natureza dos valores em geral, sejam geral estéticos, éticos, religiosos ou práticos. A sua função é analisar a natureza dos valores e defini-los a partir da sua relação com o ser humano.
Este termo provém do grego axios que significa eixo, aquilo que é precioso, digno de ser preferido. E o que têm os valores a ver com eixos?
Os valores são eixos, padrões, pontos de ancoragem ou de referência em função dos quais agimos e julgamos o que nos rodeia. As acções são condicionadas e justificadas pelos valores que adoptamos.
Valores e valoração – a questão dos critérios valorativos
Clarificação da noção de valor
Os valores são ideais que orientam a nossa vida e influenciam as nossas escolhas, determinando o que pensamos acerca do que é bom ou mau. São ideais que norteiam as nossas vidas levando-nos a realizar determinadas acções e a preferir determinadas coisas em detrimento de outras.
Os valores podem então ser definidos como as razões ou motivos que justificam as nossas escolhas e acções: são os critérios que estão na base das nossas decisões, pois é em nome de determinados valores que agimos.
Apresentam-se como uma realidade a alcançar, superior e desejável.
Clarificação do sentido da expressão «experiência valorativa»
Remete para a acção pela qual atribuímos e nos apercebemos dos valores, isto é, o modo como os sentimos e captamos ao contactar com diferentes objectos, pessoas ou situações, levando-nos a considerar essas realidades de modo diferente, com dado valor: bom, mau, feio, belo…A atribuição de valor ao que nos rodeia, constitui o elemento fundamental da natureza humana. Esta atitude leva-nos a tomar posição perante as coisas, acontecimentos e pessoas.
Valores e valoração – a questão dos critérios valorativos
Distinção entre juízos de facto e juízos de valor
Uma