valores
Identidade Organizacional:
Missão: É a finalidade da existência de uma organização, aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, os motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
Visão: É o sonho da organização, aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar.
Valores: Representam os princípios éticos que guiam todas as suas ações.
Normalmente compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
_______________________________________________________________________
Valores organizacionais são “princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos” (Tamayo & Borges, 2001, p. 343)
Os valores organizacionais possuem três aspectos básicos: (a) cognitivo
– "representam respostas cognitivas prontas e privilegiadas a problemas organizacionais"; (b) motivacional – expressam interesses e metas fundamentais; e (c) organização hierárquica – expressam preferências por determinadas condutas, metas ou estratégias em detrimento de outras. (Tamayo e Gondim)
_______________________________________________________________________
Estrutura dos Valores organizacionais:
Oliveira e Tamayo (2004), ao estudarem valores organizacionais, tendo como base a relação destes com valores pessoais básicos do indivíduo segundo Schwartz (1992), propuseram a seguinte estrutura para os valores organizacionais, composta por oito tipos motivacionais.
Fator 1 - Realização: a valorização da competência para o alcance do sucesso da organização e dos empregados;
Fator 2 - Conformidade: valorização do respeito às regras e