crise do seculo xiv
- Antecedentes
Crise do século XIV(Crise da Idade Média)
Principais fatores que levaram à crise do século XIV:
- Renascimento comercial e urbano: Modificações na estrutura produtiva na Europa com a introdução das novas técnicas agrícolas(introdução do aro, rotação de culturas,etc) aumentam a produtividade o que leva a um excedente agrícola, que vai ser comercializado nos burgos. Além disso, a partir do século XI, teremos as Cruzadas(expedições da Igreja Católica visando à conquista do Santo Sepulcro). Com as Cruzadas, os europeus vão entrar em contato com as especiarias, que vão ser comercializadas também nos burgos. Com isso, ocorre uma valorização do comércio, com a larga utilização da moeda. O senhor feudal que antes tinha total domínio do comércio, passa a se deparar com uma vida ativa fora dos burgos, desestruturando a base econômica da Idade Média.
-Crise demográfica: Decorar 3 nomes - guerra, fome e peste. A peste Negra(peste bubônica) transmitida pela pulga do rato, levou à morte de 1/3 da população europeia. Com isso, os senhores feudais passam a guerrear por terras sem peste. Com a população sendo devastada pela peste e pelas guerras, há uma diminuição da produção agrícola levando à fome. Isso leva a uma crise demográfica e ao enfraquecimento cada vez maior dos senhores feudais.
-Revoltas populares(revoltas camponeses): Os servos, sabendo que os senhores feudais estão enfraquecidos, se aproveitam da situação e começam a lutar contra à opressão dos senhores, contra os altos impostos.
A partir desse momento a base do feudalismo está sendo contestada. O QUE FAZER então? Criar uma nova estrutura social para organizar essa Europa que está em um momento de ebulição. Cria-se, então, o Estado Moderno Europeu(Antigo Regime).
Como foi formado esse Antigo Regime?
-Através de alianças entre o Rei e a nobreza(senhores feudais que estavam enfraquecidos). Essa nobreza entregava o seu poder político ao rei(que o centraliza