Valores
AUGUSTO DO NASCIMENTO BATISTA
BEATRIZ BITENCOURT NASCIMENTO RIBEIRO
JÉSSICA RAMOS DE ALMEIDA
SIDNEY DOS SANTOS SAMPAIO
VALORES
ARIEL ALVES ALBUQUERQUE
AUGUSTO DO NASCIMENTO BATISTA
BEATRIZ BITENCOURT NASCIMENTO RIBEIRO
JÉSSICA RAMOS DE ALMEIDA
SIDNEY DOS SANTOS SAMPAIO
VALORES
Trabalho solicitado à disciplina Gestão de Pessoas I, como parte do requisito de avaliação, sobre a orientação do Professor Pedro Ângelo Tittanegro.
“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.”
Albert Einstein
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Toda organização constitui sua cultura através de sua missão, visão e valores. A missão é a razão de ser da empresa, a visão, uma meta, o que a empresa gostaria de ser e por último, mas não menos importante os valores, que são crenças e atitudes que essa empresa cultiva.
Esses valores demonstram para os funcionários o que no seu ambiente de trabalho será valorizado e o que é desejável e prezado na organização. Cada empresa cultiva valores diferentes, porém o que determinará o modo como as pessoas irão aderir a isso é a clareza e objetividade que cada instituição terá na hora de repassar esses ideais aos seus trabalhadores.
O que se vê em muitas organizações são valores que não saem do papel, palavras que no dia-a-dia não são cultivadas por cada membro, o que gera desconforto e instabilidade, pois os funcionários não irão saber o que se espera deles, como é feito a avaliação de seu rendimento, em que base ele é avaliado e qual atitude é prezada.
A organização muitas vezes também tem atitudes diferentes de seus valores. Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas explana: “os valores definidos por uma organização muitas vezes podem diferir daquilo que os seus dirigentes acreditam ou valorizam no seu cotidiano”
Esta divergência desmotiva as pessoas, por exemplo, em uma empresa que tem a qualidade de vida