Comportamento tácito e explícito
Conhecimento tácito refere-se ao conhecimento que o indivíduo adquire ao longo de sua vida, proporcionado pela experiência adquirida. É um conhecimento subjetivo, o que o torna de difícil formalização e está ligado de forma inseparável às habilidades de uma pessoa. Este tipo de conhecimento pode ser considerado mais valioso devido a sua difícil captura, registro e divulgação.
É o que algumas pessoas chamam de verdadeiro conhecimento. O termo “tácito” significa calado, silencioso, implícito, não expresso por palavras.
Já o conhecimento explícito refere-se a algo claramente expresso, declarado, claro. Conhecimento formal. Sua forma mais comum é retratar tal conhecimento escrito, como podemos acompanhar em jornais, revistas, documentos, manuais e não tão somente, também incluir o recurso audiovisual. Pode-se dizer também que este conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples. É um conhecimento abrangente a todos.
Considerações finais
Os dois conhecimentos se completam e se relacionam. O conhecimento, por si só, é um emaranhado de significados que vamos construindo ao longo de nossa vida, os quais relacionamos com outros, formando assim uma construção de ideias e concepções.
Referências:
WINKIPÉDIA, A enciclopédia livre - Conhecimento tácito. Disponível em . Acesso realizado em abril de 2014.
MENDES, A., Conhecimento tácito e explícito. Disponível em . Acesso realizado em abril de 2014.
LUFT, C.P de (1997), Minidicionario Luft, São Paulo, Editora Ática.
O QUE É CONHECIMENTO TÁCITO E EXPLÍCITO?
Conhecimento tácito refere-se ao conhecimento que o indivíduo adquire ao longo de sua vida, proporcionado pela experiência adquirida. É um conhecimento subjetivo, o que o torna de difícil formalização e está ligado de forma inseparável às habilidades de uma pessoa. Este tipo de conhecimento pode ser considerado mais valioso devido a sua