Design
A ideia pensada como proposta para nova solução do projecto, envolve criar um sistema que demonstre de forma imediata do que se trata o espaço em questão – Clube VII – através de um estilo gráfico simples mas com bastante dinamismo e energia projectado nos pictogramas e nas cores, para criar ainda uma maior ligação entre o espaço formal e o espaço emocional passando por todo o processo técnico de compreensão de regras de sinalização, tipologia e espaço. Não havendo assim falhas a nível de design e igualmente de normas, usando o estudo realizado anteriormente e também novas pesquisas para desenvolver de forma mais fiável todo o estudo em wayfinding. Tornando o projecto de Design Visual valido e não apenas uma especulação gráfica.
As influências serão Ginásios e Spas conhecidos que apresentem a mesma qualidade e luxo que o Clube VII quer transmitir, mas igualmente analisando os low-cost, actualmente muito presentes no mercado, que apresentam em média um design bastante actual por serem mais recentes e por também saberem apostar na imagem para atrair os clientes, principalmente jovens, que normalmente é o público que procura um espaço low-cost.
Numa diferente área, a análise de wayfinding em museus, universidades e hospitais modernos também será um dos pontos a conter, pois são espaços, na maioria, grandes e complexos onde a preocupação pela orientação é enorme e um dos pontos cruciais de toda a sua arquitectura e interiores.
E igualmente a sinalização moderna utilizada nas grandes cidades – Paris, Nova Iorque, Japão, etc (…) – pois são bastante complexas, desenvolvidas e com grande afluência o que obriga a uma organização bastante estudada e competetente.
Ana Madalena Batista 2011 0219 3º B2 Design