Valores
Nina Sayers é bailarina de uma companhia de balé. Como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. A mesma sempre foi incentivada pela mãe. Depois conhecem O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, que decide substituir a bailarina principal, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas, surge uma concorrente: Lily, a nova bailarina, que deixa Thomas impressionado. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência, quanto o Cisne Negro, que representa malícia.
Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio. Thomas quer criar uma nova Nina, agressiva e sexual. Ele, portanto, torna-se manipulador de Nina no novo controle mental. Como o cisne negro cresce em poder, Nina começa a alucinar mutações físicas no seu corpo. A única pessoa que pode ver essas mutações é a mãe, que, como uma manipuladora, tem a "chave" para sua psique. Ela está consciente da transformação gradual de Nina e tenta reprimi-la.
O processo, entretanto, consumiu-a. Ao permitir que o Cisne Negro pudesse possuí-la completamente, Nina deu a performance de uma vida, mas ela se tornou uma pessoa diferente. Thomas e a audiências e apaixonaram por Nina como o Cisne Negro. O cisne negro toma conta de Nina, o que é demonstrado pelas principais alucinações de toda trama. O que resulta em um duelo entre as duas, mas que na verdade representa uma disputa no psíquico de Nina para decidir quem vai prevalecer entre white e black. Nesse momento, presencia-se a dominação completa do cisne negro em Nina. Quando ela fere Lily que a mesma pessoa, com um pedaço de vidro, antes representava o lado negro da rainha dos cisnes se transforma em Nina ou seja, passa a ser o