Valores
Há ainda os valores éticos do indivíduo que dizem respeito a suas convicções sobre o que é certo e o que é errado. Esses valores levam o funcionário a optar por tomar uma ação correta e influenciam suas decisões. Valores éticos são especialmente importantes em situações cujas consequências não são claras, assim, ajudam o individuo a tomar decisões morais. Exemplos de valores éticos são a lealdade e honestidade do indivíduo. Os valores éticos podem ser subdivididos em três categorias (utilitários, direitos, morais e justiça):
- Os valores utilitários dizem que as decisões tomadas devem beneficiar o maior número possível de pessoas.
- Os valores morais indicam que as decisões tomadas devem proteger os direitos fundamentais dos indivíduos afetados pela decisão, como por exemplo, o direito à liberdade, segurança e privacidade.
- Os valores de justiça determinam que as decisões tomadas causem bem e mal para as pessoas envolvidas em proporções igualitárias e imparciais.
De qualquer forma, mesmo havendo os valores éticos, o indivíduo por vezes se depara com dilemas éticos, pois os interesses e necessidades das pessoas envolvidas na decisão são geralmente conflitantes. Os valores éticos são desenvolvidos ao longo do tempo e são influenciados pelos grupos dos quais ele faz parte, como a família, religião, amigos, escola etc.
Nas organizações o