Logística Reversa
É fácil também conhecer alguém que troque de celular, por exemplo, assim que uma nova tecnologia é lançada no mercado, pois o custo financeiro tem diminuído e facilitado que a tecnologia se encontre ao alcance.
O custo financeiro tem diminuído, mas a problema que isso vem gerado é maior. Esses eletroeletrônicos têm sido trocados, mas as maiorias das pessoas não sabem o que fazer com os aparelhos que se tornaram antigos e que não serão mais usados e que contém em sua composição materiais altamente tóxicos.
O lixo eletrônico, como é chamado esses resíduos inutilizáveis, têm aumentado cada vez mais e as empresas não tem um controle do que fazer com eles. A proposta desse trabalho é mostrar o quanto a Logística Reversa pode ser usada para tornar o impacto ambiental menor, além de facilitar com que esses materiais tenham um descarte correto causando menos problemas.
2. Delimitação Do Problema De Pesquisa
A globalização proporciona as pessoas uma acessibilidade as mais altas tecnologias do século. São inúmeras opções de celulares, computadores entre outros, o que faz com que as pessoas queiram sempre o que aparece de novo no mercado. Assim a vida útil desses eletroeletrônicos pode tornar-se mais curta, pois ao aparecer uma nova tecnologia no mercado o celular, por exemplo, se tornará antigo e logo será substituído. A modernidade é sempre bem vinda, mas o que poucos sabem é que á um preço alto a se pagar por isso.
Na fabricação desses eletrônicos ocorre o uso de metais que são extremamente prejudiciais á saúde e ao meio ambiente. A falta de informação leva ao descarte