logistica em saude
Em caso afirmativo, aponte qual e explique-o resumidamente.
O Sistema de abastecimento é dividido em quatro subsistemas, no meu ponto de vista todos os subsistemas se completam não tendo assim um que se destaca, a utilização de todos acarreta no sucesso do processo tendo assim cada qual sua finalidade e importância, conforme exemplificado abaixo:
- Seleção – Uso: Utilizar de especificação de forma detalhada dos materiais este sendo o principio do processo de compra, mais não o fator decisivo devendo ter outros critérios para avaliar como o parecer técnico.
- Controle – Acompanhamento: Auxilia na determinação e quantidade e necessidade da compra utilizando a ferramenta nível de estoque, primeiramente a identificação do consumo mensal utilizando como referencia a compra dos últimos seis meses consequentemente o prazo de abastecimento.
- Compra – Aquisição: Compra no setor publico e realizada através de licitações
- Guarda e Distribuição: Processo que auxilia na definição de onde e como receber e guardar assim como e para quem distribuir. Deve-se seguir o processo de recepção, inspeção de qualidade, estocagem e distribuição.
2. O que seria necessário, hoje, para o gestor elaborar uma LBM em uma unidade de saúde?
Para a elaboração e sucesso de uma LBM (Lista Básica de Materiais e Insumos) deve ser observado alguns critérios:
- Definir comissão para elaboração de uma LBM e assegurar sua efetividade
- Realizar levantamento dos itens e suas quantidades no estoque
- Definir junto a comissão os critérios de seleção dos materiais e insumos assim como os critérios de inclusão e exclusão.
- Assegurar que o processo seja implantado e compreendido por todos
- O LBM deve ter suas atualizações com a finalidade de sempre proporcionar a melhoria continua do processos.
3. Considerando o que vimos nesta Unidade e a sua experiência,