Valores éticos e valores morais são termos bastante utilizados
Para Claude Lévi-Strauss, o homem é um ser biológico (produto da natureza) e também social (produto da cultura), o que o torna um ser ambíguo, ou seja, produto da natureza e da cultura, essa característica o torna um ser, sujeito as leis naturais e culturais, que na maioria das vezes são conflitantes.
Na maioria das vezes os conceitos de valor, moral e ética são injetados ao longo da experiência de vida do ser humano.
VALOR
O conceito de valor, na maioria das vezes está ligado à noção de preferência ou seleção de algo por algum motivo específico. Rokeach (1973) define valor como uma crença duradoura em um modelo específico de conduta ou estado de existência, que é pessoalmente ou socialmente adotado, e que esta embasado em uma conduta preexistente.
Exemplo de valores culturais:
Dinheiro, para os americanos;
Cultura, para os europeus;
Honra, para os orientais.
MORAL
De acordo com Barton & Barton (1984) o estudo da filosofia moral consiste em questionar-se o que é correto ou incorreto, o que é uma virtude ou uma maldade nas condutas humanas.
Para que as leis morais que são o conjunto de normas/direitos de um indivíduo ou sociedade sejam exequíveis, é necessário que uma autoridade (Deus, Juiz, Superego) as imponha, para que em caso de desobediência, o infrator (individuo ou sociedade) possa vir a ser